top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Oxigênio

Esse trabalho se refere a sensações psíquicas formadas inconscientemente por imagens e pelas ondas cromáticas do ciano, azul e violeta assim como os movimentos provenientes da ondulação e formas orgânicas criando sentido empírico no observador.

Dentre as referências pesquisadas para esse trabalho estão os lagos congelados do Canadá onde acontece um fenômeno natural, que faz com que a paisagem dos lagos se torne única. Quando a superfície congela, bolhas de gases ficam presas no lago, criando imagens impressionantes.

O gás é produzido por bactérias que consomem matéria orgânica morta no lago. As bolhas ficam presas quando a temperatura cai e a superfície do lago congela. Apesar de praticamente inofensivas, em tese as bolhas podem explodir se entrarem em contato com o fogo. Os três lagos estão sempre mudando, somando as sensações de uma vasta gama de matizes azuis, verdes e violetas, as ondas cromáticas e as variações de estímulos das cores frias como violeta, azul e verde ativam áreas do cérebro responsável pela imaginação, criação e memoria cognitiva também responsável pelo controle das emoções.

Fazendo então a analogia de sentimentos presos que tentam ser liberados a todo momento os quais ficam adormecidos e podem explodir a qualquer momento se em contato com uma situação adversa, sentimentos e emoções que estão em constante mudança ou apenas adormecidos. O ser humano prende, esconde ou até ignora suas emoções e reações diante das situações da vida apresentando beleza e uma falsa tranquilidade, como é com as relações humanas nas redes sociais ou na vida real uma superfície bela e inabalável diante da real fragilidade. Quando na verdade é preciso emergir para dar ao menos um respiro.




Acrílica sobre tela, 90 x 120 cm.

bottom of page